O prazo de confecção 2 a 5 dias úteis, antes do prazo dos correios

0

Meu Carrinho

R$0,00
?

Olá Estamos aqui para ajudar!

Como tirar suas medidas? Trocas e devoluções Outras dúvidas frequentes dos clientes OMK Entre em contato conosco! Mande uma mensagem ou ligue para nós
(51) 9 9741-6985

A evolução e o significado das roupas sob medida

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023 11:04:31 America/Sao_Paulo

Por omkcouro

 

O termo "bespoke", frequentemente associado à moda sob medida, possui um significado histórico preciso, apesar de sua utilização abusiva nas últimas décadas. Historicamente, antes da produção em massa, a maioria das pessoas vestia roupas feitas por alfaiates ou em casa, especialmente quando podiam pagar por esse serviço. Roupas prontas eram limitadas a vestuário de trabalho barato, usado por escravos e trabalhadores manuais.

A origem do termo "bespoke" remete à prática de ir a um alfaiate, ser medido e escolher o tecido. Se outro cliente escolhesse o mesmo tecido, dizia-se que o tecido estava "spoken for" (reservado). A produção de roupas sob medida varia conforme a região e a casa de alfaiataria, mas em essência, significa que a peça é feita do zero, baseada em medidas personalizadas do cliente, resultando em um ajuste único e perfeito.

A Omk Couro, trabalhando com esta filosofia, destaca-se pela habilidade de ajustar suas peças às necessidades individuais de cada cliente, como no caso de um blazer adaptado para mulheres com busto grande. Isso é algo impraticável no prêt-à-porter (pronto para vestir), onde cada mulher tem características únicas, mesmo com medidas similares.

A evolução da indústria do vestuário é marcada por momentos significativos, como em 1849, quando a Brooks Brothers desenvolveu o primeiro terno pronto para vestir. Com o tempo, as técnicas de produção prêt-à-porter melhoraram consideravelmente, especialmente após a obtenção de dados de medições corporais de soldados, permitindo a criação de padrões que se adaptavam a uma gama maior de corpos.

No século XX, surgiu o termo "made-to-measure" (feito sob medida), uma intermediária entre o bespoke e o prêt-à-porter, oferecendo uma personalização baseada em padrões pré-definidos ajustados digitalmente às medidas do cliente.

Atualmente, a produção prêt-à-porter é auxiliada por "fit models" (modelos de prova), profissionais que experimentam as roupas para garantir que se ajustem ao tipo corporal do mercado-alvo. Empresas como Todd Snyder, Ralph Lauren e Brooks Brothers são exemplos dessa prática.

No entanto, para aqueles que não se encaixam no padrão de corpo dos "fit models", a melhor opção ainda é a roupa sob medida ou feita sob medida, garantindo um ajuste perfeito. Conhecer esses três modos de produção de roupas — bespoke, prêt-à-porter e made-to-measure — permite que os consumidores escolham a melhor opção para suas necessidades e orçamentos.

A Omk Couro, integrando esses conceitos, destaca-se no mercado de moda sob medida, oferecendo peças de couro personalizadas que se alinham com o verdadeiro significado de "bespoke". Através de sua abordagem artesanal, a empresa não só oferece qualidade e exclusividade, mas também preserva o valor autêntico e a arte por trás da moda sob medida.

Comentários

Escrever comentário

Enviar comentário

* Campos obrigatórios