DICAS ÚTEIS
- Como melhorar o deslizamento do cursor:
- O zíper deve abrir e fechar suavemente. Se houver dificuldade em movimentar o cursor aplique uma película superficial de parafina somente sobre os dentes, para diminuir o atrito entre os componentes (não aplique em excesso, pois existe o risco de ocorrerem manchas no tecido). Com alguns movimentos do cursor em vai-e-vem a diferença já será percebida.
-
No vestir ou no despir.
Quando vestir uma roupa (saia, calça, jaqueta), abra totalmente o zíper. Antes de fechá-lo, primeiro abotoe ou prenda o colchete da peça e, somente após isso, feche o zíper. Ao despir-se, abra primeiro o zíper e, somente depois, desabotoe ou solte o gancho. Ambos os movimentos evitam esforços excessivos sobre os dentes do zíper. Se a peça não possuir botão ou gancho, com as mãos, aproxime bem os dois lados dos dentes e, somente depois, feche o zíper. Um zíper semi-aberto pode ser danificado com pouco esforço.
O fechamento de bolsas e malas super cheias sempre acaba sobrecarregando o zíper, com possibilidade de ocorrência de danos ou deslocamento dos elementos (dentes). Nesta situação, com as mãos, aproxime bem os dois lados dos dentes do zíper antes de fechá-lo. Movimente o cursor com cuidado. Se encontrar resistência, retorne o cursor e libere o obstáculo encontrado.
Quem quiser saber mais sobre a história de como surgiu o zíper e o por que da empresa YKK se tornou uma das gigantes na área recomendo este post.
https://blogdescalada.com/a-historia-do-ziper-o-acessorio-mais-usado-no-universo-outdoor/
Comentários
Escrever comentário